segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dois em um: malhando o corpo e a alma

Ficar em Natal durante o feriadão  não é fácil. Pelo menos para mim. Confesso que adoro "fugir" aos finais de semana, sejam santificados ou não. Mas nem é sempre que tenho condições - financeiras, principalmente - de colocar a mochila nas costas e dizer "tchau Natal". Sendo assim, o jeito é me virar da melhor forma possível. Mesmo sendo sábado ou domingão, o corpo pede e vamos lá, caminhar, no Parque das Dunas.
Sorrisão largo quando chegamos, eu e minha filha, Alice, que não dispensa um passeio desses

Eu estava trabalhando, mas deixei o computador e me arrumei, depois do almoço, para nos divertimos um pouco. Reservei o dinheiro da pipoca e dos churros, coloquei garrafinha de água na bolsa e pegamos um ônibus. Andamos todos aqueles quarteirões, da avenida Hermes da Fonseca até a entrada do Parque das Dunas (situado na avenida Alexandrino de Alencar) e em poucos minutos já estávamos em meio àquele oásis urbano.
O lugar é ideal para passeios em família, é seguro e tranquilo

Esta semana, eu estava lendo uma entrevista na revista Lola (editora abril, janeiro/2013) com o jornalista americano Charles Duhhigg sobre a adoção de novos hábitos (ele é autor do livro O Poder do Hábito). Os exemplos citados no textos dizem exatamente respeito à atividade física. "Primeiro, há uma deixa, que age como um gatilho dizendo para o cérebro entrar no modo automático e indica qual comportamento ele deve adotar; depois, há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional; finalmente, há a recompensa, que ajuda o cérebro a descobrir qual laço particular pode ser lembrado no futuro. A deixa e a recompensa tornam-se entrelaçadas, até que um forte senso de antecipação e desejo surge. Aí nasce o hábito".
A deixa para sairmos de casa foi: se livrar da "mofina" e uma das recompensas seria a pipoca

Na brincadeira, pensei: sair de casa, aproveitar o dia que está lindo, fazer um programinha barato é a deixa. A minha rotina é a caminhada, que se tornou indispensável, e para Alice, é se esbaldar no parque. Então fomos, faceiras e lépidas para esse encontro com a natureza. Mais uma vez, adorei me deparar com pessoas se divertindo, curtindo o verde, aproveitando aqueles sete hectares de tranquilidade, com mais de 50 espécies nativas para nos fazer sombra. Crianças, pais, mães, grupos de amigos, famílias fazendo pic nics e casais namorando, fazendo jus ao nome  da área acessível ao público que é Bosque dos Namorados. 

 Pedi permissão e fotografei, um jovem casal tão integrado com o ambiente... adorei

Deixei Alice em frente ao restaurante, dei permissão para ela comprar sorvete e zarpei. Pensei em caminhar uns 40 minutos, mas quando parei para lhe perguntar a hora, eu já estava há 50 minutos no pique. Lembrei-me de que até pouco tempo atrás, quando eu me programava para caminhar mais de 30 minutos, parecia que o tempo não passava. E agora, rapidinho caminhei, em passos muito rápidos, quase uma hora! Queimei um tanto de calorias que me permitiu uma recompensa pra lá de compensadora! A cada dia que passa, testo na prática o que é "o poder do hábito". 
O tanquinho tá um pouco longe ainda de surgir, mas os elogios já começaram a aparecer. Estou mais magra sim!

O autor do livro fala uma coisa muito importante e que eu já adotei sem saber que era uma dica: "se quiser correr todas as manhãs, é essencial que escolha uma deixa simples (como calçar os tênis antes de tomar o café ou deixar suas roupas de corrida ao lado da cama) e uma recompensa clara, como o senso de realização". Com relação ao ballet, sempre antes de dormir eu visualizo onde está a roupa, os adereços do cabelo e a sapatilha. E para a caminhada matinal, já me arrumo antes de levar a filha para a escola. Resultado: mesmo comendo feito uma louca nas festinhas da vida (na última quinta-feira, fui a uma festa de criança e comi churrasco, bolo e brigadeiro à vontade), o ponteiro da balança apontou  57 kg, menos 3 kg desde janeiro. 
Leonir Leon disse que corria todos os dias no parque e parou, mas agora vai ler o blog e se inspirar

Aproveitei o passeio para dar um alô e um big beijo na minha amiga Leonir Leon, Lili, sócia-proprietária da empresa familiar Gostoso & Natural, um restaurante e lanchonete localizado no Parque das Dunas. Manter amizades é sempre compensador, por isso nunca dispenso um papinho rápido com ela quando vou lá, além de tomar um suco, um sorvete ou quando vou com mais tempo, saborear o café da manhã ou almoço. Gosto tanto do ambiente que já fiz até um aniversário da minha filha lá. Foi maravilhoso pela simplicidade e originalidade. 

 Quem me conhece sabe que amo churros e desde quando vesti a roupa para caminhar pensava "naquilo"

Quando terminei a caminhada, apostamos corrida até o carrinho de churros, porque a minha grande recompensa era poder comer sem culpas um bem gostoso, com recheio de doce de leite. Alice ganhou, porque eu deixei... na verdade, meu corpo começou a dizer pára, pára, pára e meu dedão do pé gritou lá dentro do tênis, então ela ganhou e levou dois churros!  Ao final, encontramos outra amiga, que nos levou para sua casa, para um café com conversa, e depois nos deu carona de volta. Resultado: um domingão prá lá de compensador!

 Parquinho é bem agradável, para crianças até 10 anos. Adultos e crianças maiores podem fazer as trilhas ecológicas

Conta total do passeio: R$ 1 da entrada x 2 = R$ 2 + R$ 2 da pipoca + R$ 2 do picolé + R$ 6  + (R$ 3,60 (passagens, minha e de Alice no busão) =   R$ 15,60. Isto é, driblei a pouca grana disponível e garanti uma energia bem positiva para o nosso domingo. Isso quer dizer que é possível ser feliz buscando o equilíbrio entre a saúde do corpo e da alma! Como diz a canção, "é tudo uma questão de manter, a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Batida à exaustão, mas sempre inspiradora! 

Serviço: 
Parque das Dunas/Bosque dos Namorados -  Funciona de 3ª a domingo, das 8h às 18h. Tel.: (84) 3201-3985. Entrada: R$ 1. Para fazer a carteira anual de coopista, paga-se taxa anual de R$ 20. Informações na secretaria. 




 

3 comentários:

Unknown disse...

seguindo seus conselhos me matriculei em uma academia e iniciei minha meta hoje 68 kl daqui a 3 meses quero estar com pelo menos 58 kl ou menos,e ja troquei meu pãezinho por frutas e dou aquela caminhada pra reforçar a meta

Eliade Pimentel disse...

Estou adorando sua evolução!!! Parabéns!

Eliade Pimentel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.