sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Massa magra x percentual de gordura: emagrecer com saúde

Avaliação física mostrou percentuais de gordura em meu corpo, além de outras características. Sigo em frente com o foco no Tanquinho 4.0. 

Ascendino Neto, o preparador fisico, verificou presença de  massa muscular!
Mesmo doente, eu sigo firme e forte com minha determinação de emagrecer, ficar bonita, buscar o equilíbrio e a plenitude aos quarentinha. Estou me restabelecendo de uma crise ocular chamada Uveíte, causada por um problema de fundo reumático, um distúrbio auto-imune denominado Doença de Behçet. Desde o dia 10 de janeiro, luto contra a inflamação nos olhos, tomando corticóides, anti-inflamatório (por dez dias, já acabou) e colirio umas cinco vezes ao dia. O fato de ter de ficar afastada do computador me entristeceu um pouco, porque além do trabalho, tenho também outras coisas, como o blog, e eu estava louquinha já de agonia. Mas, aos poucos, estou voltando.
Nesse meio tempo, continuo na rota do emagrecimento de maneira gradual e saudável. No dia 23 de janeiro, aproveitei a folguinha da licença-médica e fiz uma avaliação física, com o preparador Ascendino Neto, da Kimura House ((84 - 3223-8226 / 8813-9979). Resultado? Não foi bom,  mas a avaliação mostrou que pelo menos não estou tão mal assim. Tenho algumas vantagens, ufa!
Altura: 1,50; peso: 60 kg; índice de massa corporal: 26,67 kg/m2, considerado pré-obesidade.
Todos os detalhes da avaliação fisica, que servem de base para a dieta que a nutricionista está preparando
Bem, o "beliscãozinho" que toda mulher sente medo é de dar medo mesmo. O aparelhinho detectou 32% de gordura corporal, quando o máximo aceitável seria de 25% e o mínimo recomendado é de 20%. "Mas você tem uma grane vantagem, você tem uma boa massa muscular", disse Neto, ao constatar que minha pele não é  flácida ao usar o aparelhinho. "Foi até difícil de puxar". Do peso atual, recomenda que eu volte para o meu peso considerado ideal para minha fase adulta, que sempre foi 52 kg, até eu desandar a engordar depois dos 31 anos. Mas o minimo é de 55 kg. Depois disso, fui para a nutricionista Michele Régis (aguardem novo post com dieta) e falei que tinha a intenção de lutar pela segunda opção, mas ela falou que vai focar nos 52. Pode? E eu consigo? 

Quanto à atividade física, continuo apenas caminhando, cerca de uma hora e 15 minutos, umas quatro vezes por semana, intercalando passos lentos (aquecimento), rápidos, corrida de uns dois a três quarteirões, mais passos rápidos, lentos e por aí vai. Neto recomendou essa mudança de velocidade, o que ele denomina de "intervaladas". Como é chato ficar contando minutos para isso ou aquilo, sigo o som. Isto é, a intensidade da música que estou ouvindo. Como a maioria tem tempo de duração semelhante, minha estratégia está dando certo. Quando vem uma bem animada, corro!
Ah, e o melhor de tudo, o ponteiro da balança já detectou menos de 60 kg. Estou muto feliz e comecei a colher os louros da fama: em  casa, no trabalho, na rua e com o namorado, os elogios começaram a surgir. Silhueta mais magra, pele mais bonita, aparência mais segura. Viva eu!  

Nenhum comentário: