quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

(Des) aniversário



Todos os dias a gente envelhece, mas somente nos damos conta quando completamos mais um ano de vida. Essa semana, eu fiz 35 anos (quase digito um dois na frente do cinco). Eu não consigo ser "coroa", vestir-me ou portar-me como uma quase senhora. Quando escuto essa palavra, penso sempre que as pessoas estão se referindo a outra pessoa, mesmo quando minha filha me responde: senhora!
Sou menina besta, engraçada, gosto de andar nua dentro de casa, de cruzar as pernas e conversar besteiras. Gosto de me lambuzar de chocolate, de chupar macarrão, de me entregar à areia da praia. Sou uma eterna adolescente, que não tem medo de nada, que sonha ainda com o futuro, embora ele já tenha aparecido há tempos para mim. Sou mãe e minha filha dá risadas comigo, porque sou despojada e simples.
Tenho medo de barata, de rato e de bicho papão. Não sei fazer strip-tease, nem sei usar fio-dental, como muitas mulheres adultas que eu conheço. Antes de me sentir culpada, por não ter crescido até hoje, eu me pergunto se é obrigatório vestir a máscara de uma ELIADE adulta, que até eu mesma desconheço.
Segunda-feira passada, no dia 7 de dezembro, a lembrança que me veio à mente é que no meu aniversário de 14 anos eu ganhei uma mochila de presente da minha mãe. E este ano, passados 21 anos, o presente que eu pensei em me presentear foi exatamente uma mochila. Isso quer dizer que, para mim, os anos se passam, mas o meu desejo permanece o mesmo: viver com os pés no chão e a cabeça nas nuvens. Oxalá!

2 comentários:

Mme. S. disse...

Fiz essa idade(quase pararia no 2 também) em abril. Me identifiquei em muitas coisas com esse texto, que quase o carrego no colo e guardo dentro da mochila dos meus desejos. um cheiro minha flor menina!

Unknown disse...

Me identifiqueei mt cm aas palavraas desse textoo ... Como eu queria que o relogio parasse, pra eu podr viver eternamente na 'Adolecência ! Como é bom saber que existe outras Eliades, antigamente eu pensava que era só eu nesse mundo, & isso me deixava triste ... Mas agora, me sinto mas feliz do que nunk ! Bjooz :-*