sexta-feira, 24 de maio de 2013

Auto-estima, muito prazer! Eu faço ballet!

Eu não posso afirmar que sou uma bailarina frustrada, mas tinha um certo ressentimento de nunca ter feito aula de dança, fosse clássica, jazz, contemporânea, forró ou mesmo capoeira, que não deixa de ter seu bailado. Mas eu adoro dançar! Solto-me numa balada, inauguro qualquer pista de dança, do meu jeito, sem seguir regras, e requebro até o chão (modo de dizer, né...!).
Depois da aula, a gente mal consegue descer as escadas!
Depois que passei por infância e adolescência, comecei a pensar novamente no ballet e fui incontáveis vezes ao Ballet Municipal de Natal e perguntava na recepção: aqui tem ballet para adulto? Diziam que sim, que eu podia me matricular em determinada época, mas não passava disso. Eu cheguei a perguntar, com 20 e poucos anos: vocês aceitam velhinhas também?
Essa "encolhidinha" na perna dá até um nó

Mas depois que tive filha, a partir dos cinco anos ela começou a dizer: "mamãe, quero fazer ballet!". Eu adorei a ideia, pois circulo muito pela Ribeira e achava o máximo ver as menininhas-bailarinas todas lindas, de coque, collant e meia nos pontos de ônibus, acompanhadas da mãe.   
A professora manda a gente "segurar" as pernas pelo abdômen. É osso...

Na época, conversei com a minha amiga Wanie Rose, diretora da EDTAM (Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão), e ela me informou como proceder para matricular Alice. No primeiro ano, eu fazia como toda mãe: sentava e esperava a aula terminar, batendo papo, discutindo receitas e deixando o tempo passar. 
Olha o tanquinho surgindo aí gente! Estou me esforçando para isso

Mas quando minha filha ainda estava no baby class, já no segundo ano frequentando a EDTAM, eu me informei sobre dança contemporânea e comecei a fazer aulas com a bailarina-professora Margoth Lima. Foi maravilhoso e nos apresentamos em junho e em dezembro, de 2010, no Teatro Alberto Maranhão. Eu me sentia a "rainha da cocada preta" dançando no teatro pela manhã e tarde, por quatro dias, enquanto todo os meus colegas jornalistas estavam no batente das redações da vida. Afinal, "liberdade é ter tempo para fazer o que se quer", já disse José Mujica, presidente do Uruguai. 

Flexões: a professora Fátima Sena não perdoa 
No final do ano de 2010, eu estava fazendo uma matéria sobre os benefícios da dança, para a extinta revista Unimed &Você, e entrevistei Solange Gameiro, diretora administrativa da EDTAM. Ela me disse que no ano seguinte abriria uma turma para adultos. E eu, feliz da vida, já me considerava dentro! Passei por toda a praxe da escola (fui submetida ao teste), fui aprovada e me matriculei. A emoção de comprar meias, sapatilhas, collant foi indescritível.

Nós fazemos cerca de meia hora de alongamento e fortalecimento muscular, para depois irmos para a barra

Fiz o primeiro ano das 7h30 às 8h30. Quando o ventinho fresco da manhã batia no rosto, sentia-me uma pessoa "esforçadíssima" por estar àquele horário na escola, fazendo o meu "balezinho". Fiz novas amizades, reforcei laços, descobri uma nova fonte de prazer e continuei. Não pretendo desistir. Amo!
 Olha a cinturinha aparecendo! 

No ano passado, o horário do ballet adulto estava um pouco inconveniente e eu me matriculei com o segundo ano jovem. Claro que amei, me sentia a própria "menina", mas por motivos profissionais, fui abandonando aos poucos, no segundo semestre, de modo que este ano estou de volta a minha turma original, isto é, AS MULHERES MAIS BEM-RESOLVIDAS QUE EU CONHEÇO!!!


Valeu professora Fátima Sena, nós te amamos!

Fazer atividade física é importante para fazer o corpo funcionar melhor. Não adianta fazer algo que não te apetece, que te aborrece, que te desanima. Faça testes em várias modalidades e encontre a sua. Eu me encontrei com o ballet e a caminhada, e ainda pretendo fazer outras coisas como musculação, capoeira etc. Ah, quase me esqueço de mencionar que nos dias do ballet, terças e quintas das 8h às 9h, eu geralmente me antecipo e vou caminhando do Tirol até a Ribeira, o que dá pelo menos uma meia hora em passos rápidos. Outra coisa, não me perguntem quantas calorias a gente perde numa aula dessas, não sei, mas eu sei quanto se ganha: MUITO AMOR PRÓPRIO!!! 

EDTAM: rua Chile, Ribeira. Tel.: (84) 3232 9726. Período de inscrições para testes: todo o mês de outubro. Testes: programados para dezembro. Contribuição mensal: R$ 40 (com desconto de cinco reais para quem paga em dia). 

Nenhum comentário: